Bom dia! 🙂
Já tem muito tempo que estou para fazer esse post, mostrando um pouco como faço as fotos que mostro aqui no blog. Inúmeras e inúmeras pessoas já me pediram para contar meus “segredos” de fotografia de unha. E eu acabei protelando muito, primeiro porque seria um post bem trabalhoso, segundo porque não queria muito chocar a sociedade com minha vida de “Macgaiver da fotografia”. hahahahha
Eu morro de rir quando alguma menina me pergunta sobre meu estúdio, ou quando alguém imagina que faço igual as russas, com todos aqueles equipamentos caros (meu sonho dourado é ver os bastidores das fotos da u_nona). Nada disso, é tudo muito simples, como toda minha vida é na verdade. Sou uma pessoa muito simples, sempre vivi com o dinheiro apertado igual a maioria dos brasileiros, e por isso, sempre precisei ser criativa na vida, o que não é diferente com relação à fotografia. Claro que investi em alguns equipamentos, porque afinal preciso tirar fotos boas para apresentar meus esmaltes, que são meu ganha pão, mas não é nada tão profissional assim. É aquele jeitinho brasileiro de viver, tentando adaptar uma coisa aqui, driblando outra dalí, e no fim a gente consegue coisas fantásticas, não é mesmo? Criatividade é tudo na vida, gente! E nosso povo não consegue driblar apenas jogando futebol, né? 😛
Então primeiro quero falar desses fundos mágicos que uso nas fotos, tudo muito profissional, comprei tudo no exterior, custou uma FORTUNA! hahahaha Claro que estou brincando! Esses fundos cheios de brilho e cor são as coisas mais variadas! Vocês não imaginam o que eu pego pra ser fundo de foto! Se minha mãe aparecer aqui com um pano de prato colorido e legal, pego pra fundo de foto! hahahah
As coisas que mais uso para fundo são:
EVA com glitter:
Umas colagens loucas que fiz (peguei papel camurça que não reflete nenhum brilho e colei lantejoulas, glitters, tudo que brilha!):
Panos variados, cachecols, xales com glitter, etc:
Para que esse material todo fique em uma posição de fundo, eu arrumei um daqueles quadros de cortiça, sabem? E então só prego o fundo no quadro e pronto! Uso em vários lugares.
E aí com a unha esmaltada e o fundo escolhido, temos que pensar em qual iluminação vamos usar para aquele esmalte. Com iluminação eu sou meio neurótica, é onde mais invisto no fim das contas, mas não é nada do outro mundo também, primeiro porque aqui eu não tenho espaço para botar muita coisa, segundo porque no fim das contas a melhor iluminação é aquela que vem da janela em um dia de Sol. Todos os esmaltes ficam perfeitos, toda a foto fica perfeita com a luz da janela que Deus nos deu de graça! Mas infelizmente nem sempre podemos fotografar só de dia, e nem sempre está sol quando precisamos fotografar. É por isso que precisamos de outros tipos de iluminação. Mas primeiro deixa mostrar para vocês a luz da janela. ❤ ❤ ❤
Aqui na minha casa geralmente eu fotografo em dois lugares, no meu escritório e no quarto da minha filha, que são os lugares que tem a janela mais acessível para fotografar. Em ambos ambientes é mais ou menos assim (pedi para minha filha tirar as fotos com o celular) fica assim:
Fotografando a mão esquerda:
A foto que está no visor da câmera na foto acima:
Agora fotografando a mão direita:
Foto que está no visor da câmera na foto acima:
Fotografando só com o fundo:
Foto que está no visor da câmera na foto acima:
Aqui embaixo é na janela do escritório (eu estava sem jeito de me autofotografar e não saiu muito bom (por isso fui pedir ajuda para Bia hahaha), mas dá para entender:
Estão vendo? É tudo simples, eu coloco o fundo encostado em uma cadeira de frente para a câmera e sento na bairada da cadeira, de forma que o fundo fique aparecendo (isso para as fotos em que eu apareço – também já fiz outras composições, mas tudo nesse estilo improvisado). Quando não estou com vontade de trocar de roupa para combinar com o esmalte, eu fico em pé (ou de joelhos, por causa da altura em algumas poses que gosto de fazer) e coloco a mão na frente do fundo. Só isso! Quando estou fotografando uma mão só, eu clico com a outra mão mesmo. Detesto ter que usar o controle remoto, porque é chatíssimo focar com ele, e é por isso que não ando mais tirando foto com duas mãos, só quando estou com muita vontade de fotografar. 😛
Com duas mãos, uso esse controle remoto (e não aparece nas fotos, claro, porque nos dois segundos que a câmera me dá de tempo, eu solto o controle e posiciono a mão, mas aí nessa foto deixei para vocês visualizarem como ele é:
Viram como a luz da janela faz as fotos mais lindas? Qualquer esmalte fica bonito nelas! Mas quando não está de dia ou o sol não aparece, temos que usar outros artifícios. A maioria das pessoas usam lightbox, mas eu não consigo usar, minha mão é claustrofóbica, preciso de espaço. E eu também gosto de colocar aqueles fundos coloridos, o que fica um pouco complicado usando lightbox, além de gostar de fotografar de frente para a câmera, e na lightbox só tem como ficar atrás da câmera com a mão esticada para frente. Então eu tenho aqui 3 recursos que me auxiliam com a iluminação do tipo de foto que gosto. Primeiro vou falar da sombrinha de estúdio.
Foto que aparece no visor da câmera na foto acima (na verdade essa daí é uma que tirei logo em seguida, porque exatamente a que aparece no visor ficou desfocada. Já estava difícil tirar eu mesma as fotos com o celular, tirei outra, mas com relação à iluminação, não tem nenhuma diferença). Essa foto já está editada, já ajustei o que precisava ajustar para ficar idêntica a iluminação da janela:
Comprei a sombrinha porque ela simula muito bem aquela luz maravilhosa da janela. Não é exatamente a mesma coisa, precisa de alguns ajustes de branco e luz na pós-edição, mas ajustes bem simples, então vale muito à pena. Os esmaltes ficam lindos nela e ainda podemos brincar com luz e sombra, deixando as fotos mais naturais, com menos “cara de estúdio”. E a sombrinha também tem a vantagem de poder tirar as fotos em qualquer lugar da casa e em qualquer horário, e então até de madrugada temos a “luz da janela”. O problema dela, é que mesmo usando duas lâmpadas de estúdio super potentes, ela não ilumina tanto quanto a janela, precisa dos ajustes como já disse e de forçar um pouco mais a câmera. Mesmo assim é ótima! Aqui algumas sessões de fotos que fiz usando a sombrinha:
Outro recurso que uso são as luminárias. Passei muito tempo sem usar elas, na verdade. Elas fazem uma sombra muito pesada e escura, e eu não curto. Mas aí um dia pensei em fazer uma gambiarra de Macgaiver e coloquei papel manteiga em volta delas para que elas tivessem aquela suavizada da lightbox. E deu super certo! 😛
Thor, como sempre, se apoderando dos meus cenários na hora que estou fotografando! Às vezes tenho que prender ele no quarto da Bia pra conseguir fotografar! hahahaha
Voltei a usar elas em algumas fotos, mas, ainda não estava satisfeita com as fotos de macro. E foi aí que pesquisei e vi que tem um flash próprio para macrotografia e que tem um preço acessível. Ele é colocado na própria lente, então não forma sombra! O mais feio do flash é aquela sombra escura, não é? Pois esse flash não forma aquela sombra, fica parecendo foto da luz da janela. Só que no fundo da foto escurece um pouco, e aí que as luminárias e sombrinha entram. Não para iluminar diretamente a unha, mas para iluminar o fundo, enquando o flash ilumina as unhas. As fotos de macro estão ficando lindas! Mostram super bem o esmalte, todos os detalhes deles, que ficam lindos de ver bem de pertinho, não é? Foto de glitter holo é sempre difícílima de fazer, nunca fica tão bonito na foto como vemos ao vivo, mas com ele os glitters holos ficam super lindos? Só é chato esse reflexo de bolotinha que fica, mas já estou acostumando com isso! 😛
Uma foto feita com ele:
Ele é assim:
Além dessas iluminações, alguns esmaltes ficam bons na sombra de um lugar muito bem iluminado, como o quintal da casa, por exemplo (longe do sol, só na sombra). O quintal é como se fosse uma “lightbox” gigante, e quando está nublado, ainda mais, porque as nuvens suavizam os reflexos do sol, tal como o papel manteiga suaviza a luz das luminárias. Esse tipo de luz é perfeita para esmaltes foscos, para glitter metálico (não os glitters holo, só aqueles metalizados sem holo) e duo/multichromes (seja de pigmento, de glitter ou flocado).
Agora que já falamos sobre o cenário e a iluminação, vamos falar sobre a câmera. Eu uso a mesma câmera há mais de 3 anos, a Nikon D5200, e continuo achando-a excelente para fotos de unha. Não é uma câmera de grande porte igual das russas, mas é uma DSLR semi-profissional muito boa e de custo bastante acessível. Deixa explicar primeiro sobre as câmeras, porque muita gente confunde câmera profissional com semi-profissional, e semi-profissional com compacta. Entre as DSLR (essas que trocam de lente) há as que alguns classificam como semi-profissionais e como profissionais. Na Nikon, por exemplo, existe mais de uma linha de câmeras semi-profissionais, algumas para quem está começando o básico, e outras para quem já conhece alguma coisa de fotografia, e muitos fotógrafos profissionais, que inclusive ganham a vida com fotografia, usam delas até para fotografar casamento (porque no fundo quem precisa mesmo ser profissional é o fotógrafo! Se ele não for, pode estar usando uma câmera de 25 mil reais, que não vai saber fotografar profissionalmente e tecnicamente com ela). Claro que determinados tipos de fotos, precisam de uma câmera mais potente, com sensor maior, que fique com uma qualidade gráfica excelente mesmo com muita ISO, no entanto para o nosso caso, uma básica é mais que suficiente!
A minha é da linha mais básica (e mais barata) de semi-profissional. Escolhi dela principalmente porque na época eu estava começando e ela tem o visor giratório, o que é excelente para auto-retratos (quando fotografamos nossa própria unha, estamos nos fotografando, né?). Já tive a chance de comprar uma de grande porte, com uma qualidade muito superior, mas não tinha visor giratório, então para quê me serviria, se a maioria das fotos que faço são das minhas unhas e para postar na internet? Não preciso imprimir e nem tenho condições de tão pouca iluminação ou cenário que exijam uma qualidade maior da câmera. Preferi não gastar dinheiro à toa com uma câmera que quase não seria usada para outros fins. A Nikon ainda tem outras linhas de semi-profissionais um pouco mais elaboradas, com um preço maior (que também não tem visor giratório mimimimi), e depois “pula” para as linhas profissionais, cujos valores são bem mais altos, o nível de dificuldade para mexer nelas é bem maior, e se você não é blogueira russa, não tem a menor necessidade de usar elas para fotografar as unhas (além de também não terem o visor giratório nosso amigo). Não sei se outras marcas têm câmeras mais profissionais com visor giratório, porque só conheço mesmo as da Nikon. Agora que tenho várias lentes da Nikon, não vou mudar de marca e ter que comprar as lentes todas de novo (algumas são mais caras que as câmeras), então nem pesquiso o que não é da Nikon, mas o Google tá aí pra isso, acaso alguém queira saber sobre outras marcas. 😛
Além das DSLR que se dividem entre profissionais e semi-profissionais (ou pequeno, médio e grande porte, como preferirem), há ainda as câmeras compactas, que são essas que não precisam trocar de lente, algumas com superzoom (mais avançadas, já beirando as DSLR, mas ainda assim compactas), outras sem superzoom, mas todas fazem tudo com uma lente só, todas as funções compactadas em configurações automáticas e versáteis. Muita gente acha que as compactas superzoom são as semi-profissionais, mas não são, elas também são compactas. Até lojas acham isso e às vezes vemos anúncios de compactas sendo vendidas como semi-profissionais (ou vendedores que entendem tudo de vender e ganhar comissão, mas não entendem de fotografia). Elas fazem macro, zoom, faz foto de retrato, de paisagem, de tudo que é jeito, tudo em uma câmera só, por isso se chama “compacta” e por isso não precisa trocar de lente. E as funções são todas automáticas, não precisa entender nada de velocidade-abertura-ISO para fotometrar (dentre outras funções manuais), a câmera faz isso sozinha. A qualidade delas é um pouco abaixo da qualidade de uma DSLR, não tem todos os recursos que uma DSLR tem, e não podem ter todas as mil possibilidades das lentes individuais. Algumas marcas tem câmeras compactas de qualidade quase similar às DSLR, mas as mais populares – e de preços mais acessiveis – são muito mais limitadas e com uma qualidade inferior.
Ainda teria muita coisa para falar das câmeras, sobre sensores, megapixels e etc, mas aí já sairia muito do tema de “fotos de unha”. Porém é um assunto interessante para quem estiver com planos de comprar uma câmera, então vale à pena dar uma pesquisada. Você vai acabar entendendo porque a câmera da sua amiga que é pequena e com tão poucos megapixels, faz fotos com mais qualidade que a sua superzoom grande e robusta, com tantos megapixels, e claro, que custou 3 vezes mais que da sua amiga. 😛
E aí entramos nas lentes. Apesar da câmera compacta ter zoom e macro, a lente delas não é, de forma alguma, similar as lentes individuais de zoom e macro das câmeras DSLR. Não fazem alguns efeitos e não têm a mesma qualidade. Mesmo entre as lentes de cada função, existem uma variedade imensa de possibilidades e de qualidade. Por exemplo, na Nikon (outras marcas também, mas como quase sempre tive Nikon, vou me ater à essa marca), existem muitas lentes para macrofotografia, que são as melhores para fotografar as unhas. Eu uso a mais baratinha (40mm f/2.8), mas que faz fotos perfeitas de macro! Segundo minhas amigas que têm Canon, a equivalente dessa marca é a 50mm f/2.5 macro. Claro que minhas fotos ficariam com uma qualidade maior se eu usasse aquela lente de macro que é mais cara que a câmera, mas para o tipo de foto que eu faço, a diferença não seria tanta assim ao ponto da mais cara ser necessária. Ela seria só um luxo, não uma necessidade (para outros tipos de foto ela é necessária, mas para fotos de unha, não). A lente mais barata é mais que suficiente para todos os tipos de fotos de unhas, e todas com muita beleza e possibilidades. Já com relação às compactas, a diferença é muito grande. As lentes de macro de uma DSLR tem muito mais possibilidades, as fotos ficam com uma qualidade muito maior e com efeitos que a maioria das compactas não tem, como os fundos desfocados, por exemplo (algo que muitas meninas me perguntam como faço, e se elas podem fazer nas compactas delas).
Vou exemplificar. A primeira foto abaixo foi feita com uma compacta superzoom (Nikon Coolpix L120) e a segunda com a lente 40mm f/2.8 sendo usada na Nikon D5200. A configuração é a mesma (não exatamente a mesma, porque elas não têm as possiblidades de valores exatos, mas a diferença não afeta o resultado da foto). Vejam que na compacta, o efeito de desfoque de fundo não existe. A nitidez, a qualidade gráfica também é bem inferior comparando com a foto feita com a 40mm da DSLR.
Isso quer dizer que as compactas não são boas para foto de unha? Muito pelo contrário, são ótimas! Fazem fotos ótimas de unhas, sem dúvidas! Além disso, uma foto bonita de unhas (e de qualquer coisa!) depende muito mais do capricho da pessoa com suas unhas, esmaltações e composição das fotos, do que com a câmera exatamente. Já vi fotos de unha MARAVILHOSAS feitas com câmera de celular, e fotos mal feitas com câmeras boas e lentes de macro. Mas apesar disso, por questões puramente técnicas, não tem como fazer fotos iguais, com a mesma qualidade gráfica e as mesmas possibilidades de efeitos e configurações usando uma compacta e uma DSLR. Pode ser o melhor fotógrafo do mundo, se ele estiver usando uma compacta, ele vai ficar limitado às possibilidades desse equipamento. Mas com certeza ele vai conseguir fotos incríveis, que muitos fotógrafos não conseguem fazer mesmo usando os melhores câmeras e lentes. Ele pode conhecer todas as técnicas, ter muita experiência e ser um artista nas composições, mas se a ferramenta não suporta o efeito que ele deseja, ele não consegue. Da mesma forma ele pode ter todos os equipamentos, se ele não conhece as técnicas, não conhece o equipamento e não sabe fazer composições ou lidar com a iluminação, não vai conseguir usufruir das possibilidades do equipamento. E já vi muitas fotos feitas com boas câmeras, com boas lentes, mas que eram ruins, porque o fotógrafo não sabia usar o equipamento dele, não conhecia as técnicas de composição, iluminação, etc.
É claro que se você tiver equipamento, técnica, senso artístico e criatividade, você vai fazer as fotos das russas (sou fascinada nas fotos delas, babo mesmo hahahah), mas tendo apenas as técnicas, o senso artístico e a criatividade, você consegue fotos lindas e incríveis com qualquer equipamento, embora limitadas às possibilidades que o equipamento oferece. Se você tem técnica, senso artístico e criatividade, você não vai tentar fazer as fotos que sua câmera não consegue, você vai explorar o máximo as possibilidades dela para que as fotos que ela consegue fazer sejam perfeitas! Como uma mulher que está com o cabelo “sem corte”, mas tem a boca lindíssima. O que ela vai fazer? Vai explorar o máximo a beleza dos lábios, para ele se destacar mais que os cabelos. Não é assim que aprendemos a nos embelezar? Realçar os pontos fortes, para que os fracos não apareçam tanto? 😉
A lente de macro que uso, como falei, é a mais barata e se chama 40mm f/2.8. Faz fotos ótimas de macro das unhas (e outros macros tb!). Mas não é apenas as lentes de macro que podem ser usadas, existem os filtros de macro/close-up que ajudam bastante quem não tem como comprar (ou não quer investir) uma lente de macro. Durante bastante tempo eu usei o Raynox DCR-250, que deixa as lentes comuns com efeito de macro. E depois também comprei um jogo de filtros que também dão closes à lentes comuns (no caso comprei para usar na 50mm f/1.8, que é minha lente favorita, mas não faz macro nenhum, é fixa em 50mm de distância focal). Existem filtros para outras lentes também, inclusive a que vem no kit da câmera, e eles são baratos.
Abaixo mostro como eles funcionam:
E aí vocês vão me perguntar: E a lente que vem na câmera DSLR, é boa pra foto de unha? Sim e não. Sim, é boa, faz fotos lindas. Não, não faz todas as fotos, especialmente as de macro fotografia (pensando nas fotos de unha), mas também podem ser usadas com os filtros de macro. Mas para mim, o maior problema dela é a pouca abertura que ela tem, o que faz com que precisemos de ainda mais luz para ter boas fotos. Ela faz fotos bem mais escuras. No exemplo abaixo dá para ver:
E aí vocês podem pensar: ah, mas isso é fácil, é só editar no Photoshop a exposição e ela vai ficar clarinha. Dá para fazer isso? Sim, dá, mas a foto perde qualidade, acaba precisando de outros ajustes e quanto mais mexe, mais perde qualidade. O ideal é que a foto saia quase perfeita da câmera (porque perfeita é raridade) e precise do mínimo de ajuste na pós-edição com o Photoshop (até porque editar foto é um saco! E demora mais do que fotografar em si!).
Aí você diz: “Puxa vida, tô dura, a crise tá braba, já gastei tudo comprando esmalte e não posso comprar a lente de macro, só posso mesmo comprar o filtro parcelado no Mercado Livre! Mas poxa, queria tanto um macro bem de perto como esse da 40mm! Como eu faço?”
Bom, você pode usar os filtros e cortar a foto. Não é a mesma coisa, mas dá para chegar bem perto! Abaixo mostro o exemplo:
E aí você: “Lu,minha situação é pior, porque resolvi comprar minha wish list de indie polish gringo, e por isso meu dinheiro não sobrou e ainda fiquei devendo pro banco! Como eu faço? Só tenho a lente do kit!”
Dá para cortar a foto feita com a 18-55, que vem no kit da câmera? Dá, porém a qualidade não fica boa, não tem jeito. Se publicar nas redes sociais então, a qualidade vai ficar ainda pior. 😦
Onde comprar tudo isso? Comprei TUDO (inclusive a câmera) no Mercado Livre e parcelado! 😛
“Será que acabou o post? Já não aguento mais ler, meu olho tá doendo!” hahaha
Ainda não, porque além de tudo isso, tem também as gambiarras. 😛
A gente pensa em uma foto, mas não tem como fazer ela, então a gente inventa um jeito, às vezes os mais doidos! Vale de tudo, até fazer isso aqui:
Eu queria o espelho refletindo o fundo, para dar a impressão que o esmalte estava em cima do fundo. Mas não tinha um local onde eu pudesse colocar o esmalte com a luz da janela e dar altura para o tripé da câmera. Então eu coloquei o espelho na minha perna (com um livro embaixo para ficar mais firme) e consegui que o reflexo do fundo aparecesse no espelho. Mas como a posição não era muito confortável, não consegui fazer uma foto perfeitinha, no entanto se ficou focada, podemos salvar ela cortando no editor de imagem (eu uso o Photoshop, mas existem muitos). Depois de muitas tentativas, e do livro escorregar mil vezes da minha perna, eu consegui uma foto com foco! \o/
Mesmo assim ela ficou toda estranha e torta desse jeito:
Olhei bem e vi que dava pra salvar. Abri ela no Photoshop e primeiro cortei e depois só ajeitei as rebarbinhas (tirei o corte do espelho porque estava feio). Assim:
Olha que espatáculo de foto! Ela não merecia ir pra lixeira, né? Às vezes é com essas gambiarras loucas que conseguimos as melhores fotos! 😛
Eu já fiz muitas gambiarras como essas, e geralmente é por falta de espaço ou por preguiça de montar o cenário direitinho mesmo! hahaha (e Gi também, somos irmãs gêmeas no tema, fizemos até um curso on-line juntas sobre gambiarras na fotografia hahahha). É ótimo para exercitar a criatividade e para conhecer as muitas possibilidades que você encontra de composições, se você “sair do quadrado”, além de economizar uma baita grana! Super recomendo as gambiarras! 😛
Acho que agora realmente acabou! (todas sentem alívio hahaha). Espero ter conseguido passar alguma coisa de como faço as fotos das minhas unhas, e como pode-se facilitar o processo. Não há nada de excepcional, só boa-vontade de aprender, paixão por fotografia (e por esmaltes, claro!) e criatividade pra driblar as dificuldades. Espero que agora eu tenha desiludido todas que pensam que tenho algum estúdio em casa pra tirar foto de unha, e destruído o falso glamour que fotos bonitas podem demonstrar. Não tem glamour nenhum, só coisas que qualquer uma pode fazer! Não sou nenhuma diva (nem penteei o cabelo pra tirar as fotos! Só percebi depois que passei as fotos pro pc, e já tinha dispensado Bia da função de auxiliar hahaha), só mais uma, das muitas e muitas amantes de fotografia, e que também amam pintar as unhas e mostrar pras amigas na internet! 😛
Se ficaram dúvidas, deixem aí nos comentários e vamos conversando! 🙂
Um beijo grande e ótimo fim de semana! 🙂
PS: AHHH, esqueci de falar os esmaltes que aparecem nas fotos! Não escolhi eles, apenas eram os que eu estava usando no dia que fiz as fotos do post e estavam mais à mão. Nas fotos sobre as poses, estou usando o Chocolate Quente da Alta Moda com o Red Queen da Top Beauty. Duas camadas de cada. Nas fotos sobre fotografia estou usando o High Voltage da Dance Legend, duas camadas dele. Na foto do exemplo do flash é o Temptress da Painted Polish, que já postei aqui no blog.
PS 2: Dear friends from other countries, I wanted to do the post in Portuguese and in English as some of you have asked me, but it turned out very extensive, and it would be very tiring and confusing if I mixed up the two languages. However I tried to write in a way that facilitates the translation in the google translator. If you get any questions on any passage, just ask me in the comments, which clarify as soon as possible. 🙂